PRAIAS

Praias


A Praia de Pipa



Eleita pelo Guia Quatro Rodas como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, e pelo Tripadvisor como uma das cinco mais belas, a Praia da Pipa é conhecida por suas praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela mata atlântica, dunas branquíssimas, enseadas e despenhadeiros.

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, a Praia da Pipa pertence ao município de Tibau do Sul. A vila passou a ser conhecida por Pipa porque a Pedra do Moleque (situada na Praia do Amor) parece ao longe com um barril de vinho ou cachaça.

A história desta região vem da época do descobrimento e das invasões francesas e holandesas no início do Brasil colônia.
Como aldeia indígena foi explorada e habitada por piratas que exploravam o Pau Brasil, aves exóticas, peles de animais e outros produtos.
Posteriormente, os holandeses aqui aportaram fixando-se na região por um longo período marcado por batalhas, até serem expulsos pelos portugueses em 1654.

Tibau do Sul foi fundado há cerca de 200 anos e pertencia ao município de Goianinha até a emancipação em 1963. O nome indígena significa entre duas águas, isto porque o povoado se situava entre a Lagoa Guaraíras e o oceano Atlântico.
A pequena Tibau do Sul era, até o final da década de 70, uma comunidade de pescadores, com estrada de terra, em que as luzes das casas se apagavam às 20 horas e assistia-se televisão na praça pública.

Assim era a vida na pacata vila até ser descoberta por surfistas que aqui se refugiavam atrás de boas ondas e belezas naturais contribuindo para fazer a fama do lugar. 

Aos poucos surgiram as primeiras pousadas e restaurantes, com eles turistas e novos moradores. Hoje, Pipa conta com hotéis e pousadas requintadas, restaurantes de nível internacional, lojas exclusivas, ótima estrutura para passeios e vida noturna agitada. Tais fatores tornaram a pequena vila um destaque nacional e internacional, visitada por celebridades que para cá vem desfrutar da paz e da tranquilidade que este lugar maravilhoso oferece.

 

Praia do Madeiro

A preferida dos turistas, com acesso por escadarias. Frequentada por surfistas e golfinhos é uma das mais bonitas e badaladas praias da região. Formada por uma baía longa, com areias brancas acompanhada de coqueirais e falésias, ideal para longas caminhadas, surfe, kite surfe, banho de sol e mar. Tem barracas na praia com boa comida e bebida gelada, escolas de surf com aluguel de pranchas e caiaques.

Baía Dos Golfinhos

Seu nome vem da prática dos pescadores mais antigos de construírem ali currais feitos de varas, para capturar peixes.

A presença de golfinhos fez com que passassem a chamá-la também de Baía dos Golfinhos. Tem boas ondas para surf e banho, não existem barracas na praia, aqui você vai encontrar vendedores ambulantes, cadeiras de praia e guarda sol.

Para seu acesso deve-se observar o horário da maré para ir e voltar, também é visitada por barcos e lanchas de passeios que tem essa baía como parada nos seus roteiros. É a mais selvagem das praias da Pipa, ideal para caminhadas e banho de mar.

Praia do Amor

Eleita entre as 10 praias mais bonitas do Brasil, é a preferida dos surfistas pela formação de boas ondas, tem áreas perigosas para o banho devido as fortes correntes e redemoinhos, portanto tenha cuidado, procure entrar no mar sempre com a presença de surfistas e salva vidas na área.

No extremo sul localiza-se a Pedra da Pipa que originou o nome da vila, na maré baixa formam-se inúmeras piscinas naturais, o acesso é feito através de escada cavada na falésia, ou pela praia ao sul, passando pela Ponta do Cabo Verde.

Chapadão / Praia das Minas

Continuando em direção ao sul a primeira atração é a formação do Chapadão e a Praia das Minas - 6km de praias desertas, falésias e piscinas naturais – onde está localizado o Bar da Praia da pousada Toca da Coruja. Área de preservação ambiental pela desova das tartarugas. Praia tranquila e bela, ideal para uma boa caminhada, passeio de bicicleta, quadriciclo, cavalo, buggy, automóvel, podendo também se chegar na com Van de Transporte, fica na divisa do município.

No encontro do rio Catu com o mar é feita uma travessia de balsa que nos leva para o município vizinho, Barra do Cunhaú.